quinta-feira, 19 de abril de 2012

Pensamentos de "Enlightened"


Nova série da HBO, "Enlightened", teve sua primeira temporada, com dez episódios de meia hora cada, lançada no ano passado. Por ser rapidinha, já é um motivo para assistir. Mas, mais que isso, o tv show merece entrar na sua watchlist pela performance da atriz Laura Dern, que interpreta com verve uma mulher de 40 anos que surta após o término de um relacionamento e vai para um spa terapêutico. Ela retorna com ideias altruístas de mudar o mundo, mas só quebra a cara. O seriado em si não lá grandes coisas, mas Laura carrega os episódios nas costas, com uma atuação irretocável. Irritante quando precisa e carismática nos momentos mais delicados. Sua interpretação garantiu a renovação para uma segunda temporada, após vencer o Globo de Ouro por Melhor Atriz (comédia).

Além de Laura, "Enlightened" às vezes surpreende com pequenas pérolas em seu roteiro. Pensamentos sobre amores, escolhas, superação e o significado da felicidade. Abaixo, coloco algumas dessas frases retiradas da série que valem uma reflexão:


Trecho 1
Mas você não consegue
Aconteceu
O bebê morreu
O cachorro também
Um coração foi partido
Te conheci quando você era jovem
Sei que seu coração foi partido também
Continuarei te conhecendo
quando nós dois estivermos velhos
E, quem sabe, mais sábios
Espero que sejamos sábios
Te conheço agora
Sua história
A minha não é bem o que eu gostaria
Mas eu aceito
É a minha história
Só minha
E ainda não acabou
Ainda resta tempo
Ainda resta
Muito tempo.


Trecho 2:
Meu marido
Minha decepção amorosa
Minha dor
Parece tão calmo agora
Aqui...
Não é mais o traidor e mentiroso
Não sou mais a histérica e ranzinza
Não estamos velhos
Ou jovens
Não há amargura ou ilusões
E não há necessidade de medo ou esperança
Somos apenas espíritos vagano juntos por este planeta perfeito
Podemos nos libertar de nossas tristes histórias
Elas flutuam
até que sejam lembrança de um sonho recente
Sombras embaixo d´água


Trecho 3 - Parte I
As vezes, tarde da noite
com medo e vergonha,
deito na cama
e penso na vida de outra pessoa
Imagino o amor que recebe
E o alívio que vem de ser realmente conhecido
Os prazeres secretos que partilham
Os amigos que têm
e as pressões que não tem
A sensação de importância
As satisfações no trabalho
Imagino como são realizados
Como a vida deles é valiosa
E nestes momentos
Me sinto vazia e desprovida.

Trecho 3 - Parte II
Vejo a paixão que está faltando
Os amigos que não conhecem
E a terrível pressão que os esmaga
Nesses momentos
percebo o quanto tenho
E quanto tenho para dar.

"Pode tentar fugir da história da sua vida
Meu primeiro amor
Imagino o amor que não têm

Nenhum comentário:

Postar um comentário