sábado, 10 de dezembro de 2022

Entrevista sobre a volta de filmes nostálgicos aos cinemas

Nos últimos anos, o fenômeno da nostalgia promoveu o retorno de inúmeros longas-metragens aos cinemas. Entre eles, "O poderoso chefão", "O iluminado", a saga "Harry Potter" e "E.T. - O extraterrestre". Para comentar sobre a volta dos cinco filmes da série "Crepúsculo", fui procurado pela Zero Hora com o intuito de dar uma entrevista junto ao meu orientador, professor Dr. Gustavo Fischer. 

Aqui vai uma citação da matéria: 

"Quando um filme volta a ser exibido depois de muitos anos, a nostalgia se encontra na capacidade de reviver, ou até mesmo compartilhar, a experiência cinematográfica junto a um objeto amado" — explica Cirne.



Matéria publicada em 01/12/2022

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Nostalgia em podcast

Estamos todos mais nostálgicos?

Aqui vai um trecho da minha participação no podcast TrocaLetras, do amigo jornalista Henrique Massaro. No episódio, aproveitamos o sucesso da quarta temporada de Stranger Things (Netflix) para comentar sobre o fenômeno da nostalgia na cultura pop, especialmente no cinema. Esse tema faz parte da minha pesquisa de doutorado em Ciências da Comunicação na Unisinos.


Parte do bate-papo está no vídeo acima, enquanto o episódio completo pode ser conferido nos mais variados tocadores de áudio, como no Spotify :)

domingo, 6 de março de 2022

Refúgio no passado

 



"Nostalgia é a negação de um doloroso presente"

Filme: "Meia-noite em Paris" (2011)

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Seduzidos pela nostalgia

A pedido do jornal Zero Hora, escrevi um artigo sobre o tema da minha tese: a nostalgia no cinema. 

Segue a página impressa do dia 15 de janeiro de 2022:

Click no link para conferir a matéria no site: 

https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/noticia/2022/01/nostalgia-do-passado-se-explica-por-caracteristicas-do-presente-escreve-pesquisador-sobre-onda-de-series-e-filmes-que-remetem-aos-anos-1980-ckyeerjgo000v015p4liv29kh.html


quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Retrospectiva 2021 - Jogos de tabuleiro

2021 foi mais um ano de pandemia com jogatinas prejudicadas. Ainda assim, o saldo foi maior que o período anterior. Os family games dominaram o ranking, com "Sushi go", "Azul", "Kanagawa", "Ticket to ride", "Queendomino" e "Dream home". Partidas rápidas e divertidas. Também foram para mesa alguns euros, como "Merlin", "Notre Dame" e "The castles of Burgundy". A lista dos 15 principais boardgames segue abaixo:




segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Retrospectiva 2021 - Séries